Nosso acervo

Livros

Literatura, Filosofia, Brasiliana, História, Filosofia, Ciência Sociais, Divulgação Científica, Teatro, Poesia, Ficção Científica, Música, Cinema, além de Cultura Pop & Contracultura.

Discos de Vinil (LPs)

Rock ´n ´Roll: Blues, Folk, Psicodelia, Garagem, Hard Rock, Progressivo, Punk, New / No Wave, Rockabilly, Indie, Krautrock, Grunge, Merseybeat, Heavy Metal etc Jazz: West Coast, Be Bop, Cool Jazz, Fusion, Free Jazz etc

Bossa Nova em especial os conjuntos instrumentais dos anos 60 e ainda militantes renovadores do gênero como Joyce, Marcos Valle, Azymuth etc

Velha Guarda do Samba de Geraldo Pereira ao Nelson Cavaquinho, passando por Monsueto e Clementina de Jesus Black Music Soul, Funk, Reggae e Rap, tanto americano quanto nacional.

+ Tropicalismo, Lira Paulistana, Samba-rock etc

+ Lançamentos em compacto 7” de selos alternativos como Monstro Discos, ST2, Mondo 77 etc

+ Edições especiais e/ou promocionais de discos recentes em vinil – quase ninguém fica sabendo, mas “Cê” de Caetano Veloso e “4” dos Hermanos foram lançados em LP, e a banda Sepultura também está em conversações com a Polysom, nossa última fábrica de bolachas, em Belford Roxo.

Quadrinhos

(pacotes com arcos completos da linha mensal da DC e Marvel, séries completas da era do formatinho da Abril, TPs, mini-séries completas, Graphic Novels, álbuns europeus etc)
.
.
ESTÁ COM A BIBLIOGRAFIA DE UM CURSO EM MÃOS, PROCURANDO POR UMA LISTA DE LIVROS?
Mande um e-mail para nós.

PROCURANDO LIVROS RAROS, PRIMEIRAS EDIÇÕES E ARTIGOS DE BIBLIOFILIA?
Consulte nosso acervo no Portal Estante Virtual.

NOSSA FILOSOFIA

Uma livraria de usados depende daquilo que as pessoas resolvem botar pra fora de casa. Apesar de eventualmente uma editora repassar uma ponta de estoque e de alguns sebos trocarem figurinha entre si, via de regra não há a quem recorrermos para montarmos um acervo ideal. Quando falamos das nossas especialidades, nos referimos à especial atenção e carinho que dedicamos a algumas seções, ao esforço permanente em oferecer bons títulos nessa e naquela área.

Mas este é um negócio sazonal. Há semanas com um “safra” particularmente bacana de Filosofia – alemã, por exemplo – e outras em que metade destas prateleiras dão lugar a uma remessa fantástica de, digamos, estudos de micro-história da escola italiana do pós-guerra.

É claro que alguns clientes, leitores ávidos ou muito desapegados, além dos jornalistas e profissionais do meio editorial, recorrem a nós com frequência para descartar parte de sua biblioteca particular, mas isso acontece quando lhes dá na veneta. A imensa maioria dos “lotes” que nos é oferecido foi acumulado ao longo de décadas, por pessoas que levarão muitos anos mais até a próxima faxina geral – mudança é um motivos mais comuns. Esses lotes aparecem todos os dias e variam incrivelmente em gênero, qualidade e volume.

Os franceses se referem aos livros de segunda-mão como “livros de ocasião”, uma expressão muito feliz porque sugere ao leitor a idéia de oportunidade. Aos que não querem depender da sorte, eis a técnica usada pelos clientes que conseguem agarrar os nossos melhores livros: passam quase todos os dias (uma vez por semana ao menos), sem pressa, e passeiam pelo sebo à caça das novidades, lendo orelhas, folheando os volumes e se permitindo enfeitiçar por uma capa curiosa ou um prefácio instigante. Dificilmente conseguimos satisfazer quem entra na loja com uma bibliografia sugerida pelo professor, atrás de X ou Y, simplesmente porque algum curioso se encantou antes por ele e o levou – e provavelmente o tal aluno universitário está perdendo a chance de adquirir Z, que será pedido no semestre seguinte e está na prateleira, mas que ele nem verá porque só tem olhos pro X ou Y. Quem tem a necessidade de adquirir um determinado título com urgência pode recorrer à livraria da Travessa, os sortudos vão aos sebo e os sábios montam suas bibliotecas antes da necessidade aparecer.

Enfim, apesar da nossa equipe reduzida e de nosso acervo não ser informatizado, estamos aqui pra dar uma mãozinha na “garimpagem”. Esperamos que as dicas acima, expondo um pouco dos bastidores do negócio, lhe ajudem a chegar mais rápido aos livros – ou discos, cujo garimpo obedece às mesmas regras. Abaixo, descrevemos a organização de nosso acervo, para que você tenha uma melhor idéia do que vai encontrar quando visitar o Sebo Baratos da Ribeiro.

Até breve,

Maurício Gouveia
Gerente